segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

TUMULO DO SOLDADO DESCONHECIDO ITALIANO - 011- Piazza Venezia, Roma, Itália








COMPLEXO MONUMENTAL DO VITTORIANO
O Soldado Desconhecido italiano
Em 1920, o então Coronel Giulio Douhet, com base em iniciativas semelhantes já executadas na França e outros países envolvidos no projecto "Grande Guerra", para homenagear aos soldados mortos italiano cujos restos não foram identificados, com a criação de um monumento ao Soldado Desconhecido, em Roma. 
Criou-se então, o Túmulo do Soldado Desconhecido no complexo monumental do Vittoriano na Piazza Venezia, Roma. Sob a estátua da deusa Roma, foi enterrado o cadáver de um soldado desconhecido italiano, selecionados entre aqueles mortos na Primeira Guerra Mundial. A escolha foi feita por Maria Bergamas, mãe de um voluntário, Antonio Bergamas que havia desertado das forças austríacas e aderio às forças italianas e foi morto em combate em combate , sem que o seu corpo fosse encontrado.
Em 26 de Outubro de 1921, na Basílica de Aquileia, Maria escolheu o corpo de um soldado dentre outros onze cadáveres de soldados mortos e que não foram identificados. A mulher foi colocada em frente de onze caixões alinhados . Quando passou na frente dos primeiros caixões, gritando emocionalmente o nome de seu filho desabou no chão em frente de um caixão, que é o que foi escolhido. Os dez restantes restos mortais foram enterrados em Aquileia, no cemitério de guerra em torno do templo romano. Desse modo foi escolhido o soldado desconhecido italiano.



TÚMULO
O corpo foi depositado no monumento em 4 de novembro de 1921 , situado no Complexo Monumental do Vittoriano, tem-se acesso por uma grande escadaria que termina numa grande área com o piso decorado. Uma outra escadaria menor, ladeada por piras em bronze com uma chama permanente, simbolizando a eternidade, chega-se ao túmulo. Uma base tumular em mármore com as inscrições:”IGNOTO MILITI”, com as datas MCMXV e MCMXVIII (1915-1918). Sobre essa base uma enorme coroa alegórica em bronze simbolizando a gloria. Logo acima uma enorme escultura da deusa Roma, protege o túmulo. Permanentemente o tumulo é protegido por dois soldados de honra.
LOCAL: Piazza Venezia, Roma, Itália 
Formatação, pesquisa e descrição do memorial:Hrubiales
Fonte e fotos: Wikipidea

2 comentários:

  1. Francisco J. Estrada C, Ripari28 de fevereiro de 2017 às 18:51

    I would like to know more about my great grand father Ugo Ripari who fought in the war of MCMXV - MCMXVIII.

    If anyone can help me where to find any information about him, I would greatly appreciate it.

    Francisco J. Estrada C. Ripari
    Email: anacondabyte@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Hoje que soube de uma história linda de uma mae

    ResponderExcluir