quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

MONUMENTO DE LANDSOLDATEN - 001 - Frederícia, Dinamarca

denmark-clear.gif (7354 bytes)

SOLDADO DE INFANTARIA 



ARTE TUMULAR
Base em granito com vários níveis  supotando a escultura em bronze de um soldado com trajesmilitar  típicos da época, com o pé esquerdo sobre um canhão, que simbologicamente representa a posse e vitória.  Com a pose típica de um vencedor, segura  uma arma em uma das mãos e com a outra acenando, em sinal de vitória.
LOCAL:Frederícia, Dinamarca
Foto: Wikipédia
Descrição do memorial: Helio Rubiales

MEMORIAL:LANDSOLDATEN
O primeiro memorial conhecido é o monumento ao Landsoldaten ("Soldado de infantaria") (1849), da Primeira guerra de Schleswig, em Frederícia, Dinamarca.
PAIS:Dinamarca

GUERRA 
A Primeira Guerra do Schleswig, também chamada Guerra dos Três Anos, foi o primeiro dos conflitos militares no sul da Dinamarca e no norte da Alemanha provocados pela Questão dos Ducados, uma disputa pelo controle dos ducados do Schleswig e do Holstein.
Em março de 1848, a grande maioria alemã do Schleswig-Holstein rebelou-se contra a Dinam
arca e buscou a independência frente a esta última, para associá-los à Confederação Germânica. Uma intervenção militar do Reino da Prússia em favor da revolta expulsou dos ducados as tropas dinamarquesas.
A guerra, que durou de 1848 a 1851, terminou quando as grandes potências européias pressionaram a Prússia a aceitar o Protocolo de Londres de 1852. Nos termos deste acordo de paz, a Confederação Germânica devolvia o Schleswig-Holstein à Dinamarca. Em troca, num acordo com a Prússia, a Dinamarca comprometeu-se a não criar laços adicionais com o Schleswig mais fortes do que os deste último com o Holstein.

MORTOS: Indeterminado

Fonte: Wikipédia
Formatação, pesquisa: HRubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário